Orçamento gratuito online!

Postado em: 09/05/2018 11:11:00 por Equipe ConsertaSmart


A nova versão do sistema operacional Android vai resolver algo que, para muitos, era uma flagrante violação de segurança e privacidade. A partir do Android P, aplicativos não poderão mais monitorar as atividades online do usuário, sabendo se ele está conectado ou se utilizada redes móveis ou Wi-Fi. Com a atualização, somente apps de VPN terão acesso a esse tipo de informação.

E mesmo elas dependerão de autorização, algo que, hoje, inexiste. O monitoramento de atividade online não dá acesso às informações trafegadas, mas permite que aplicativos observem até quais sites estão sendo acessados. São informações úteis principalmente para softwares como o Facebook, que em seus termos de uso admite monitorar a atividade conectada dos usuários para criar perfis que, depois, são usados em campanhas de publicidade direcionada.

Como se isso já não fosse ruim o suficiente, a ausência de opções para restringir esse tipo de acesso só piora as coisas – como dito, nem mesmo existem permissões no momento em que o monitoramento começa a acontecer, com o usuário mais leigo, na maioria das vezes, nem mesmo sabendo de nada. O Android P, então, vem para mudar isso drasticamente.

Além de permitir que apenas VPNs tenham esse tipo de acesso, mediante autorização, o sistema operacional ainda exibirá uma mensagem de alerta no momento em que essa permissão for concedida. No texto, o utilizador será alertado sobre os perigos desse tipo de ação e também para o fato de que esse privilégio é necessário para que as redes privadas virtuais funcionem como deveriam.

As alterações de segurança vêm com a API Level 28, nova versão da interface do sistema operacional com aplicativos Android, que, claro, também gerou mudanças no ecossistema. A Google anunciou que os desenvolvedores de software terão até o final do ano que vem para se adequarem às novas normas, sob risco de terem esse aspecto bloqueado, o que resultaria em comportamento anormal de suas aplicações.

Entretanto, não existem informações sobre uma adoção de medidas semelhantes em versões anteriores do sistema operacional. A plataforma tem um histórico de liberação ágil de atualizações, mas também de adoção lenta entre os usuários. Mesmo com a mudança em prol de segurança, podem ser alguns anos de espera até que, pelo menos, a maioria dos utilizadores da plataforma esteja protegida desta maneira.

Nesta semana, a gigante realiza a Google I/O, seu evento voltado para a comunidade de desenvolvedores, os mais interessados nesse tipo de mudança, pelo menos nessa fase inicial de adaptação. Por lá, é possível que a companhia fale mais sobre o assunto e, quem sabe, revele como e se a medida de proteção também será adotada às edições anteriores do Android, bem como mais detalhes sobre a nova versão da plataforma.

A Google I/O começa nesta terça-feira (8) e o Canaltech está acompanhando tudo in locopara trazer todas as novidades para você.


Unidades

Temos sempre uma unidade bem perto de você. Verifique abaixo a loja mais próxima para resolver o seu problema :)

Regiões metropolitanas: alphaville belo horizonte campinas campo grande cotia curitiba goiânia jundiaí paulínia porto alegre recife rio de janeiro salvador são paulo
Em instalação, inauguração em breve: CAMPINAS CAMBUÍ-SP, BLUMENAU-SC, BEBEDOURO -SP, AVARE-SP, VARZEA PAULISTA-SP, SAO MIGUEL DO IGUACU-PR, ALVORADA DO NORTE-GO, TUBARAO-SC, CRICIUMA-SC, BARREIRAS-BA, ITAJAI-SC, BLUMENAU NOVO-SC, PORTO ALEGRE MOINHOS DE VENTO-RS, CURITIBA PREF. ERASTO GARTNER-PR, COLATINA-ES, ILHEUS-BA, SANTO ANGELO-RS, GRAVATAÍ-RS, PORTO ALEGRE ZONA SUL - CANCELADO-RS, SOBRAL -CE, PORTO ALEGRE ABERTA DOS MORROS-RS, CUIABÁ DESPRAIADO-MT, RIO BRANCO AC-AC, MARAVILHA-SC, CABO FRIO-RJ, XIQUE XIQUE-BA, GUARATINGUETA-MG, SORRISO-MT, CATU-BA, PORTO VELHO-RO, SÃO SEBASTIÃO-SP, BARRA DO GARÇAS-MT, ANANINDEUA-PA, CONGONHAS-MG, PATO BRANCO-PR, JARAGUÁ DO SUL-SC, NOVA ANDRADINA-MS, CABO FRIO-RJ, CAMPINA GRANDE-PB, LAGOA VERMELHA-RS, TERESINA MORADA DO SOL-PI, PLANO PILOTO-DF, CAMPO VERDE-MT, SAO PAULO VILA MARIANA-SP, GUARANTÃ DO NORTE-, ALTA FLORESTA -MT, ESTANCIA-SE, ITABAIANINHA-SE, LAGARTO-SE, SIMAO DIAS-SE, PORTO UNIÃO-PR, RIBEIRAO PIRES-SP, RIO DE JANEIRO LEBLON-RJ, SAO PAULO A DEFINIR-SP, LAURO DE FREITAS -BA, BOM JESUS DA LAPA-BA, LUCAS DO RIO VERDE-MT, RIO DE JANEIRO MADUREIRA -RJ, QUEIMADOS-RJ, SAO GABRIEL DO OESTE-MS, CAPELINHA-MG, CAIEIRAS-SP, OLINDA-PE, ARAXA-MG, TRAMANDAI-RS, ALVORADA-RS, ITAPETININGA-SP, BARCARENA-PA, SALTO-SP, BLUMENAU NOVO 2-SC, GRAMADO-RS, ABAETETUBA-PA, PORTO SEGURO - BA-BA, EUNÁPOLIS - BA-BA, PEDRO CANÁRIO - ES-BA, SOROCABA-SP, JACIARA-MT, RIO VERDE - GO-GO, BRUSQUE - SC-SC, MONTENEGRO-RS, RIO BRANCO-AC, AMAMBAI-MS, 82

Receba novidades

Orçamento rápido

Não, obrigado (x)